Marketing Digital: O que a saída dos fundadores do Instagram tem a te dizer?



Olá Leitores,

Tudo bem? 

Hoje em nossa coluna sobre Marketing Digital iremos falar um pouco sobre a notícia que está circulando pela web hoje sobre a saída de Kevin Systrom e Mike Krieger (fundadores do Instagram) da empresa que em pouco tempo tem se tornado um grande império online.


Foto que Kevin usou para anunciar sua retirada e de seu parceiro Mike, do Instagram.


Afim de contextualizar melhor este cenário, irei relembrar brevemente o começo dessa história. Mike, um brasileiro que estudou ciências da computação e Kevin seu amigo se conheceram na Universidade de Stanford. Para criar o app, ambos se inspiraram no estilo das fotos Polaroid de antigamente como o modelo principal. 

Em seu início o Instagram era simples e não continha anúncios ou qualquer direcionamento comercial, como vemos hoje em dia em contas de empresa. Em seu lançamento o app se tornou o aplicativo mais baixado na Apple Store.


Os anos se passaram e a popularidade da rede crescera de forma assustadora. E isso (e otras cositas más) atraíram a atenção de Mark Zuckeberg que comprou o app em 2012, ano que tinha 30 milhões de usuários, por US$1 bilhão

A partir daí se tornaram notáveis as mudanças que Zuckeberg estava implantando, e fato é que o Instagram se tornou como um braço do Facebook. Sendo conectado ao Facebook e atualizado com vários recursos da rede de Mark. Nesta segunda (25), os fundadores do app anunciaram sua saída da empresa.


"Mike e eu somos gratos pelos últimos oito anos no Instagram e os seis anos com a equipe do Facebook. Crescemos de 13 pessoas para quase 1 mil com escritórios em todo o mundo. Agora estamos prontos para nosso próximo capítulo. Vamos tirar um tempo de descanso para depois explorar novamente nossa criatividade e curiosidade. "


O colunista do site BBC alega que havia boatos de que o clima andava tenso talvez pelo fato de que o Facebook estivesse buscando extrair o máximo dos usuários afim de aumentar a receita. E dessa forma indo contra a simplicidade proposta por Kevin e Mike.  Acredito, e falo isso com sinceridade, que os fundadores do app tomaram uma decisão extremamente corajosa - apesar de perigosa - e que vão contra ao que estamos acostumados. Geralmente a sociedade idealiza uma pessoa de sucesso alguém que trabalha a vida inteira somente em sua criação mais vantajosa e isso gera uma pressão em cada um de nós de corresponder a essa expectativa. Systrom e Krieger se dispuseram a arriscar e mudar, ou talvez voltar a seus valores iniciais como algo que transforme a vida das pessoas assim como Kevin continua em seu post: 

"Construir coisas novas exige que demos um passo para trás, entender o que nos inspira e combiná-lo com o que o mundo necessita. Isso é o que planejamos fazer"


Gostaria de trazer essa reflexão para te inspirar a mudar e seguir o que você acredita. Mas aí você me diz: "Tha, eles estão em outro nível e podem escolher" Sim! Mas eles fizeram esse caminho. Então reflita nas suas escolhas. Cada um de nós tem suas motivações diárias, ou seja: se move diariamente pelo que acredita. Então te encorajo a pensar nas suas. E se perceber que ultimamente está vivendo mais pela idealização do que a sociedade impõe do que pela realização pessoal, identifique o que é preciso fazer para então planejar. Afinal para o salto, o paraquedista precisa primeiro estar equipado. Ou seja, prepare o caminho com sabedoria e então se arrisque, vá atrás do que você acredita. E se você achar a combinação de fazer o que acredita + retorno financeiro vindo disto, você achou o pote de ouro no final do arco íris, meu amigo! rs Estou torcendo que você consiga pois eu estarei aqui tentando também. 

Com amor, Tha. 


Fontes:

https://instagram-press.com/blog/2018/09/24/statement-from-kevin-systrom-instagram-co-founder-and-ceo/

https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2018/09/25/fundadores-do-instagram-anunciam-saida-da-empresa.ghtml

https://www.bbc.com/portuguese/geral-45637823
http://bizstart.com.br/historia-do-empreendedorismo-mike-krieger-e-a-criacao-do-instagram/

http://apertef5.com.br/historia-instagram/

 https://sabedenada.com/52941/layout-antigo-do-instagram/







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema: A dança e a alma - Carlos Drummond de Andrade

Bernardo Velasco, o Nando de Malhação! Conheça mais sobre esse gathenho!

Birthday of (Damon Salvatore) Ian Somerhalder - 2010